(51) 3519-0975 klareweb@gmail.com

As fraturas podem acometer a porção coronária e/ou a radicular. As fraturas coronárias podem ser observadas através de exame clínico. Já nas fraturas radiculares, os exames de imagem são de fundamental importância para concluir o diagnóstico. Alguns casos de fratura radicular relacionam-se a agente traumático direto, como os acidentes automobilísticos, domésticos ou mesmo agressão física, por exemplo. Os pacientes mais jovens são as vítimas mais freqüentes e os dentes anteriores superiores, os mais acometidos.

As restaurações e o preparo endodôntico dos canais radiculares (pela própria remoção da estrutura dentária que o tratamento implica) pode, por vezes, enfraquecer a arquitetura do elemento dental, tornando-os mais suscetíveis às fraturas ou trincas radiculares, causadas pelas cargas mastigatórias.

Em um trauma, os tecidos lesionados podem ficar descontínuos. Quando observamos radiograficamente que os fragmentos estão separados, vemos uma linha radiolúcida (nas radiografias) ou hipodensa (nas tomografias) entre os mesmos. Esta linha, na interpretação radiográfica, recebe o nome de “solução de continuidade”.

As linhas de fratura podem apresentar-se diferentemente aos exames de imagem, dependendo da sua origem. Por vezes, as fraturas do tipo horizontal, podem estar associadas a traumas de grande impacto. Por outro lado, as fraturas e trincas radiculares do tipo vertical ou de orientação oblíqua são observadas mais freqüentemente em dentes endodonticamente tratados. Quando a separação de fragmentos dentais é menor, sua interpretação imaginológica pode ser mais desafiadora. Existem casos, em que somente a Tomografia Computadorizada Cone Beam (TCCB) pode constatar a fratura e/ou trinca radicular. As linhas de solução de continuidade podem estabelecer relações com alterações dos tecidos ósseos vizinhos (região de periápice ou corticais vestibular, lingual/palatina) e imagens hipodensas podem ser observadas nestas regiões. Os exames tomográficos permitem o clínico realizar um diagnóstico e um planejamento possibilitando um melhor prognóstico para seu paciente.