(51) 3519-0975 klareweb@gmail.com

União de dois elementos dentários através do cemento. Mais frequente em terceiros molares. Para o diagnóstico de concrescência a tomografia de alta resolução é fundamental, pois é através dela que vamos ter certeza dessa união, já que na imagem bidimensional pode ocorrer sobreposição das imagens dos dentes próximos, dificultando o diagnóstico.
Pode ocorrer confusão no diagnóstico diferencial entre fusão e concrescência. Fusão e concrescência são anomalias dentárias que podem ocorrer em dentes. A fusão ocorre quando os germes dentários se fundem, gerando um único dente. Na fusão, normalmente, são observados dois condutos radiculares distintos. Pode ocorrer de forma parcial ou total. É mais comum em dentição decídua (de leite) e há a diminuição na contagem dos dentes, visto que dois dentes viram um. Já a concrescência é a união de dois dentes já formados a partir do cemento. A ligação se dá através do cemento (raízes) e não há união da porção dentinária.
Os profissionais ainda não encontraram a causa para a concrescência. No entanto, pesquisadores acreditam que a alteração no germe dental está ligada à ausência de espaço durante a formação dos dentes. Além disso, os traumas locais também podem estar associados. Quando usamos a força oclusal de modo excessivo, esse fator pode estar contribuindo para a alteração.
Ainda, algumas infecções locais também estão ligadas à manifestação da união. Normalmente, não é necessário o tratamento para essa anomalia dentária. No entanto, isso só é possível quando a união não interfere no irrompimento dentário. Caso a anomalia interfira no irrompimento dos dentes, os profissionais planejam com muito cuidado a extração do dente.